Medicina Chinesa

A M.T.C. ou Medicina Tradicional Chinesa é a mais antiga medicina praticada no mundo. A literatura escrita é anterior a 2 500 anos. Contudo a prática desta antiga medicina holística É sem dúvida bem mais antiga, terá pelo menos 5 000 anos.

A M.T.C., não diferencia o corpo, a parte emocional, mental e espiritual pois todas são peças importantes do puzzle que é a nossa saúde
“Promova a sua saúde fazendo a prevenção da doença” esta é a essência da Medicina Chinesa.

 

COMO ACTUA A MEDICINA CHINESA?

A Medicina Tradicional Chinesa é uma medicina energética baseada no princípio de que o QI- Energia ou Força da vida circula no organismo por canais específicos. Estes canais são os meridianos que percorrem o organismo tal como as artérias e as veias e que ao serem poncturados reorganizam a circulação energética de todo o corpo que controla a dinâmica dos órgãos. 

A M.T.C., permite que a energia circule para as zonas onde ela é deficiente e a retire das zonas em excesso, ajustando e regularizando a circulação da Energia . A M.T.C., restaura e mantém a harmonia do organismo.

 

TÉCNICAS UTILIZADOS NA PRÁTICA DA M.T.C 
As técnicas mais importantes de tratamento na  Medicina Chinesa Geral são:  A Acupunctura, a Fitoterapia Chinesa, a Moxibustão, a Massagem Tuinã , exercícios como Qi-Gong e Tai –Chi,  Auriculoterapia e Ventosoterapia e acupunctura Estética, refiro  apenas as mais utilizadas na Europa.

FITOTERAPIA CHINESA: formulas equilibradas, algumas com milhares de anos, produzindo efeitos terapêuticos com segurança e a garantia de não terem efeitos secundários para o organismo. São na maioria dos casos associadas ao tratamento de acupunctura, potenciando os seus resultados

ACUPUNCTURA: Técnica que consiste na inserção de agulhas muito finas em pontos específicos ao longo dos meridianos e de modo indolor. As agulhas são esterilizadas e descartáveis de modo a garantir ao paciente total segurança.

MOXABUSTÂO: Aplicação de calor, por intermédio de charuto ou pequenos cones de plantas (artemísia) em pontos anatómicos específicos ou áreas do corpo.

 

Hoje utilizamos também outra fonte de calor denominada T.D P.,também  conhecida pela Lâmpada Mágica e o Laser que permite estimular os pontos em crianças e bebés e ainda pessoas receosas das agulhas. Ainda o electroestimulador é utilizado quer na Acupunctura Geral, quer na Acupuntura estética, potencializando o efeito das agulhas.
 

Contacto

ACUPONTUS- Oficina de Saúde Rua de Sá, 62
3800-248-Aveiro (Junto ao quartel da GNR)
919 363 675 / 924 246 009
234 050 180
acupontus.oficinadesaude@gmail.com