O que é o REIKI ?

21-10-2018 14:00

 

 

O Reiki é uma técnica japonesa que utiliza o reequilíbrio energético para revitalizar e harmonizar o corpo e a mente, usando as mãos como canal de transmissão desta energia para promover bem-estar, felicidade e serenidade. 

 


Para praticar o Reiki, o terapeuta necessita de ter obtido um desenvolvimento da consciência e do sentimento de amor incondicional, para que, assim, possa garantir que nas sessões terapêuticas se atinjam os seguintes objetivos:

  • Redução do stress e ansiedade;
  • Equilíbrio hormonal e diminuição dos sintomas de stress; 
  • Redução das toxinas do organismo; 
  • Equilíbrio emocional; 
  • Aumento da criatividade; 
  • Aumento da calma, tranquilidade e serenidade; 
  • Aumento do autocontrole; 
  • Diminuição da impulsividade; 
  • Fortalecimento do sistema imune; 
  • Diminuição dos sintomas da depressão e da síndrome do pânico.

O Reiki faz parte do conjunto de terapias bioenergéticas para ativar o fluxo de energia do corpo, causando benefícios ao organismo e à mente, como elevação da consciência, melhora dos pensamentos e comportamento. 

O Reiki e os seus benefícios
O que pode ser tratado pelo Reiki

 

Devido aos benefícios, o Reiki pode ser utilizado como terapia complementar para problemas de saúde, como: 

Ansiedade, stress e depressão 
Esta técnica pode ser uma excelente aliada para o tratamento da ansiedade, devido ao relaxamento e bem-estar que proporciona. Desta forma, os sintomas do stress são aliviados, promovendo sensação de paz interior e calma, o que, também pode ter benefícios para a melhora da depressão e sintomas da TPM. 

Dor crónica 
O relaxamento produzido durante a prática do Reiki contribui para a diminuição dos níveis de stress, o que melhora a tensão e a fadiga musculares. Desta forma, pode haver melhora de dores musculares e de cabeça, reduzindo a necessidade do uso de comprimidos analgésicos, por exemplo. 

Insónia 
A sensação de bem-estar aumenta a liberação de hormônios como serotonina e endorfina, que são excelentes aliados para afastar a insônia. Além disto, o Reiki causa relaxamento, o que também age para uma melhor noite de sono. 

Benefícios do Reiki na gravidez 
O relaxamento e calma proporcionados pelo Reiki podem ser muito úteis durante a gestação, pois podem diminuir a insegurança e o stress comuns neste período, e proporcionar um parto com maior tranquilidade. 

Além disto, o controle do stress diminui a produção de hormónios negativos, como cortisol e adrenalina, que podem provocar aumento da pressão arterial, pré-eclâmpsia e aumentar o risco de parto prematuro. 

Quando não fazer o Reiki

 

Esta prática nunca deverá substituir tratamentos prescritos pelo médico, como para depressão, pressão alta, diabetes ou asma, por exemplo.

 

Serve como magnifico complemento e que em conjugação alavanca a possibilidade de resultados satisfatórios.